Árvore genealógica de Eduardo Escorel de Moraes


avós
paternos
- + -
PAI
Lauro Escorel Rodrigues de Moraes
13-09-1917 - São Paulo (SP) (Brasil)
 †  20-12-2002 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
avós
maternos
- + -
MÃE
Sarah Lifschitz
1920

IRMÃO(s)
Eduardo Escorel de Moraes
1945

Eduardo Escorel de Moraes
1945 - São Paulo (SP) (Brasil)
 
CÔNJUGE(s)
Ana Luisa de Mello e Souza
cc 03-02-1968

1944 - São Paulo (SP) (Brasil)

FILHO(s) de Eduardo Escorel de Moraes e Ana Luisa de Mello e Souza
Laura Escorel de Moraes
1975 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

Cineasta, exerceu sua profissão como montador, editor, diretor, produtor, escritor, som e sincronização, assistente de direção e ator. Começou a trabalhar aos 20 anos como assistente de direção de Joaquim Pedro de Andrade em O Padre e a moça. Graduado em Ciências Políticas e Sociais pela PUC-RJ. 

Prêmios

- Grande Prêmio do Cinema Brasil, Melhor Montagem - Documentário, por Santiago, 2008

- Festival de Gramado, Kikito de Ouro de Melhor Montagem por Dois Perdidos Numa Noite Suja, 2002

- Festival de Cinema de Brasília, Troféu Candango, Melhor Montagem por Chamado de Deus, O, 2000

- Festival de Cinema de Brasília, Troféu Candango, Melhor Diretor por Ato de Violência (1980) e Melhor Roteiro por Ato de Violência (com Roberto Machado), 1980

- Festival de Gramado, Kikito de Ouro de Melhor Direção por Lição de Amor (1975)

- Margarida de Prata por Lição de Amor (1975)

- Festival de Cinema de Brasília, Troféu Candango, Melhor Montagem por Guerra Conjugal (1975)

Indicações

- Grande Prêmio Cinema Brasil, indicação para Melhor Montagem por Dois Perdidos Numa Noite Suja, 2004

- Grande Prêmio Cinema Brasil, indicação para Melhor Montagem por Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão, 2001

- Grande Prêmio Cinema Brasil, indicação para Melhor Montagem por , 2000

- Festival de Cinema de Brasília, indicação para Troféu Candango, Melhor Filme por Ato de Violência, 1980

- Festival de Gramado, indicação para Kikito de Ouro de Melhor Filme por Lição de Amor, 1976

Montagem

- Santiago, de João Moreira Salles, 2007

- Vocação do Poder, 2005

- Achados e Perdidos, de José Joffily, 2005

- Dois Perdidos Numa Noite Suja, de José Joffily, 2002

- Chamado de Deus, O, 2001

- Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão, 2000

- Retrato Pintado, 2000

- Fé, 1998

- Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho, 1985

- Eles Não Usam Black-Tie, de Leon Hirszman, 1981

- Terra dos índios, 1979 

- Contos Eróticos, segmento Vereda Tropical, 1977

- Joanna Francesa, 1975

- Guerra Conjugal - Joaquim Pedro de Andrade, 1975

- Isto é Pelé, 1974

- Os Condenados, 1973

- Herança do Nordeste, 1972

- Os Inconfidentes - Joaquim Pedro de Andrade, 1972

- Quando o Carnaval Chegar, 1972

- Der Leone have sept cabeças - Glauber Rocha, 1971

- O Doce Esporte do Sexo, 1971

- São Bernardo - Leon Hirszman, 1971

- Cabeças cortadas - Glauber Rocha, 1970

- Os Herdeiros, 1970

- O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro - Glauber Rocha, 1969

- O Bravo Guerreiro, 1969

- Macunaíma - Joaquim Pedro de Andrade, 1969

- Cara a Cara, 1967

- O Padre e a Moça - Joaquim Pedro de Andrade, 1966

- Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show, 1966

Direção

- O tempo e o lugar, documentário, 2008

- Deixa que eu falo, documentário - sobre Leon Hirszman

- Vocação do Poder, documentário em conjunto com José Joffily, 2005

- 35 - O Assalto ao Poder - documentário, 2002

- 32 - A guerra civil, documentário, 1993

- 1930 - Tempo de revolução, documentário, 1990

- O Cavalinho Azul - adaptação da peça de Maria Clara Machado, 1984

- Ato de Violência - baseado em uma história real, 1980

- Contos Eróticos - segmento O Arremate, 1977

- Lição de Amor - inspirado em Mário de Andrade, 1975

- O Que Eu Vi, O Que Nós Veremos , 1974

- Visão de Juazeiro, 1969

- Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show, 1966

Produtor

- Vocação do Poder, produtor, 2005

- O Fio da Memória, produtor executivo, 1991

- Sonho Sem Fim, produtor executivo, 1985

- Lição de Amor, produtor, 1975

- Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show, produtor, 1966

Publicação

- Advinhadores de água - pensando no cinema brasileiro, Ed Cosac Naify, São Paulo, 2005

Ascendência

- seu pai, o diplomata Lauro Escorel, ao chefiar a divisão cultural do Itamaraty nos anos 60, tornou-se responsável por momentos importantes da cultura brasileira.  Entre outras iniciativas, foi um dos que promoveram o histórico show no Carnegie Hall de Nova York, em 1962, que lançou a bossa nova nos Estados Unidos.  Trouxe ao Brasil, em 1961, o cineasta sueco Arne Suckesdorf, que deu aulas para jovens como Arnaldo Jabor, David Neves, Dib Luiti e seu filho Eduardo, integrantes do cinema novo. Era formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da USP. Fez concurso e foi nomeado para o Itamaraty em 1943, ocupando postos em Boston, Washington e Vaticano.  Após atuar na divisão cultural, passou a cuidar da política para a Africa e o Oriente Médio.  Foi embarxador em La Paz, Copenhague e Madri. Dirigiu o Instituto Rio Branco (1985-87). Escreveu ensaios sobre Maquiavel e João Cabral de Melo Neto.

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