Árvore genealógica de Mario Henrique Simonsen


avós
paternos
Adolpho Simonsen + Antonia Fontes
PAI
Mario Simonsen
28-10-1893 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 †  02-1972
avós
maternos
- + -
MÃE
Carmen Araújo Belford Roxo
08-09-1905

IRMÃO(s)
Mario Henrique Simonsen
1935

Mario Henrique Simonsen
19-02-1935 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 † 09-02-1997 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
(idade: 62 anos)
 
CÔNJUGE(s)

FILHO(s) de Mario Henrique Simonsen e Maria Cristina Pereira da Cunha

   NOTAS


Mário Henrique Simonsen (Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1935 - Rio de Janeiro, 9 de fevereiro de 1997) foi um engenheiro, economista, professor e banqueiro brasileiro.[1][2]Foi Ministro da Fazenda do Brasil durante o governo de Ernesto Geisel, entre 16 de março de 1974 e 15 de março de 1979, e Ministro do Planejamento no governo Figueiredo.Engenheiro civil formado pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, Economista, formado na Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro - SUESC, destacou-se, porém, ao longo de sua carreira, como professor de economia (área de Econometria) da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas, a qual ajudou a fundar, a partir do Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da mesma fundação. Assumiu diversos postos de destaque no governo federal, entre eles o de ministro da Fazenda no governo de Ernesto Geisel e o de Ministro do Planejamento no governo de João Batista Figueiredo (15 de março a 10 de agosto de 1979). Atuou também como sócio-consultor do banco de investimentos Banco Bozano, Simonsen e prestou consultoria para diversas empresas do setor financeiro nacional e internacional.Simonsen foi professor da Fundação Getúlio Vargas e também da Universidade de Brasília, professor convidado na (Cátedra de Econometria). Suas aulas eram famosas pela baixa frequência de alunos (o curso de Econometria é uma especialização do Economista e em final de curso), já que poucos conseguiam acompanhar seu ritmo de raciocínio muitas vezes bastante abstratos, devido à complexidade da matéria lecionada. Dentre seus alunos, destacam-se Sérgio Werlang, Daniel Valente Dantas, Carlos Ivan Simonsen Leal e muitos outros.Segundo suas próprias palavras, ficou rico por acaso quando o amigo de infância Julio Bozano o convidou para ser sócio minoritário no Banco Bozano, Simonsen.

Mario Henrique Simonsen, renomado economista, professor e banqueiro. Foi Ministro da Fazenda do Brasil durante o governo de Ernesto Geisel, entre 16 de março de 1974 e 15 de março de 1979, e Ministro do Planejamento no governo Figueiredo (General João Batista de Oliveira Figueiredo (*15 jan 1918 †24 dez 1999, ambos no Rio de Janeiro, RJ), general do e'xercito e político. Foi o último presidente do regime militar, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985). Antes disso, havia sido Presidente do Banco Central no governo Castelo Branco, (Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (*20 set 1897 †18 jul 1967, ambos em Fortaleza, CE), foi militar e político brasileiro, primeiro presidente do regime militar instaurado peloGolpe de 1964). Considerado brilhante por seus colegas, foi professor da Fundação Getúlio Vargas. Segundo suas próprias palavras, ficou rico por acaso quando o amigo de infância Julio Bozano o convidou para ser sócio minoritário no Banco Bozano, Simonsen.

- seu sobrinho neto Carlos Ivan Simonsen Leal (*5 Maio 1957 Rio de Janeiro, RJ) que preside a Fundação Getúlio Vargas desde 2000, formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas optou pela vida acadêmica e formou-se em Economia Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em 1982. Cursou o Doutorado da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getulio Vargas (1980-2) e obteve o título de doutor em economia pela Universidade de Princeton (EUA), em 1986. Iniciou suas atividades como professor da Escola de Pós-Graduação em Economia - EPGE da Fundação Getulio Vargas, em 1986, onde ministrou as seguintes disciplinas: Macroeconomia, Microeconomia, Finanças Públicas e Finanças. Foi consultor do Banco Central do Brasil, 1989. Na FGV também desenvolveu as seguintes atividades: diretor do FGV Business, 1992-4; Diretor Geral da EPGE, 1994-7; e Vice-presidente da FGV, 1997-2000. Atualmente, é Presidente da FGV, cargo que exerce desde 2000. Foi condecorado, em 2002, com o título de Grão Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pela Presidência da República, por suas contribuições à ciência e tecnologia.

Ascendência

- seu pai foi um dos fundadores do Sociedade Germania no Rio de Janeiro, cuja ata de criação foi assinada em 12 de agosto de 1821 num pequeno restaurante da Rua dos Ourives, atual Miguel Couto.  

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno