Árvore genealógica de Zuleyde de Queiroz


avós
paternos
José Joaquim de Queiroz + Amélia Borges da Costa
PAI
Alberto de Queiroz (Queirozinho)
22-11-1885 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 †  03-10-1937 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
avós
maternos
Eduardo Borges da Rocha + Adelaide Oliveira
MÃE
Zuleika Borges
17-04-1890 - São Paulo (SP) (Brasil)
 †  depois 1919 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

IRMÃO(s)
Zuleyde de Queiroz
1908
MEIO(s)-IRMÃO(s) PATERNO(s)

Zuleyde de Queiroz
(Zuzu)
12-12-1908 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 † 15-02-1928 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
(idade: 20 anos)
 
Nenhum casamento indicado.


   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Morreu jovem, noiva e tuberculosa. Quem cuidou dela com muito carinho foi Josefa, com quem seu pai, há muito separado de sua mãe,  depois se casou.

- Em carta de 3 fev 1911 [Anna Amélia para os pais] Como vai Zuzu? Deem beijos a ela.

- Em 21 jul 1916 [A Notícia] Tarde azul maravilhosamente transparente. Sem destino resolvo passear os nossos jardins e com a alma contente e sensível a toa a beleza que se deparar diante dos olhos, vou pela Glória ao Flamengo, contemplando as belezas da nossa Guanabara. é uma desolação o abandono de tanto recanto pitoresco. (...) Filosofando continuei até Botafogo onde tenho a ventura de encontrar a alegria de um bando alacre de crianças. é dia de espetáculo no Guignol e esperando o momento de aplaudir os grandes artistas que, dentro em pouco farão as delícias daquela minúscula plateia, a petizada corre alegre e satisfeita daquela liberdade, enquanto as governantes um pouco afastadas discutem sobre a guerra.  é um canto de Paris. Aproximo-me encantado com aquele espetáculo, chamo a mais pequenita delas, pergunto-lhe o nome: chama-se Lilise, é este o seu petit nom, é um mimo, um bibelot de Saxe, exprime-se em francês que é de resto a língua oficial daquela petizada; aproxima-se a sua irmã Maria da Glória, são as filhinhas do Dr. Tigre de Oliveira, (...) e a trigueira Zuzu, filhinha do Dr. Alberto de Queiroz, com mil cuidados com sua priminha, a muito loura Jujuca do Dr. Queiroz Junior.

- Em 12 dez 1917 [Gazeta de Notícias] Zuleide é a interessante filhinha do Dr. Alberto de Queiroz, cronista da A Notícia e de madame Alberto de Queiroz, a encantadora senhora que representa um dos grandes vultos da nossa sociedade. Zuleide completa hoje 9 anos. Nessa existência tão curta ainda, Zuleide emprestou uma grande felicidade ao lar do casal Alberto de Queiroz.  Um miosótis , um mimo de graça, essa criaturinha, que já é aluna do Sion, não poderá receber hoje as suas amiguinhas que também  são flores e mimos por ser o dia da distribuição de prêmios no seu colégio, onde de certo será agraciada com um prêmio honroso que virá coroar a aplicação e vivacidade com que se houve na classe rouge-liseé.  Mas amanhã; amanhã a petizada vai invadir a residência do Cosme Velho onde Zuleide é o encanto dos seus papas, para um chá infantil que madame. Alberto de Queiroz prepara com carinho e meiguice.

- Em 16 dez 1917 [Gazeta de Notícias] A residência de madame Alberto de Queiroz por ocasião do aniversário da galante Zuzu, foi transformada numa corbeille de florezinhas delicadas. A petizada alegre reuniu-se. Recitaram, cantaram, dançaram e encheram a tarde de alegrias inefáveis para madame Alberto de Queiroz que dispensava todo o carinho aos petizes travessos.  Zuleide recebeu muitos mimos e muitas flores.  Dentre as suas amiguinhas estavam: entre outras, Maria José de Queiroz.

- Em 15 fev 1928 [Correio da Manhã] Falecimento: Na residência de seu pai, o Dr. Alberto de Queiroz, faleceu esta madrugada a senhorita Zuleyde de Queiroz.  O enterro terá lugar hoje no cemitério de São João Batista, saindo o féretro da rua Dias Ferreira, 53, na Gávea, às 4 horas da tarde.

- Em 15 fev 1928 [Jornal do Brasil] Anúncio fúnebre: Zuleyde de Queiroz (Zuzu) Alberto de Queiroz comunica aos seus amigos e parentes, o falecimento de sua filha Zuleyde (Zuzu) e convida para acompanharem o seu enterro, que se realiza hoje, quarta feira, 15 do corrente, às 15 horas, saindo o féretro da sua residência à rua Dias Ferreira, 53 para o cemitério de São João Batista.

- Em 22 fev 1928 (O Jornal, A Noite e Jornal do Brasil) Anúncio fúnebre: Zuleyde de Queiroz (Zuzu). Alberto de Queiroz agradece aos seus amigos e parentes que assistiram ao sepultamento de sua filha Zuzu, e de novo os convida para a missa que faz celebrar amanhã, quinta feira, 23, às 10 horas do altar mor da Matriz da Candelária.

- Em 15 mar 1928 [A Noite] Zuleyde de Queiroz (Zuzu) - Alberto de Queiroz, muito grato pelas provas de conforto e carinhosa amizade recebidas por ocasião do sepultamento e da missa por alma de sua filha Zuzu, de novo convida os seus amigos e parentes para a missa que fará rezar no altar mor da igreja de Nossa Senhora do Carmo, às 9 1/2 horas de amanhã, sexta feira, 16 do corrente, trigésimo dia de seu falecimento.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno